A rio-grandina Denise Marques, mais conhecida como Professora Denise, é vereadora no município do Rio Grande e está no seu segundo mandato na Câmara de Vereadores do Rio Grande. Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), desde setembro de 2007, foi eleita para o seu primeiro mandato em outubro de 2012, com 946 votos. Em 2016, foi reeleita com 1.162 votos.

Iniciou sua trajetória na área da educação em 1986, quando formou-se em Magistério pelo Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller. Já em 1987, ingressou na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para cursar Pedagogia - séries iniciais.

Em 1989, Denise estava concursada e lecionava na rede municipal. No ano de 1997 tornou-se diretora da Escola de Município Barão do Rio Branco, cargo que ocupou até 1999.

No ano de 2003, ingressou, também por meio de concurso público, como professora na rede estadual de ensino, sendo designada para exercer a profissão na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto Duprat

Denise também foi coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município do Rio Grande (SINTERG) de 2000 a 2009. 

Além disso, a Professora Denise Marques foi vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, no ano de 2010, participou do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e integrou o Conselho Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Ainda, foi coordenadora-adjunta da 18ª Coordenadoria Regional da Educação (18ªCRE), e gestora Regional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) durante o período de 2011 a 2012, quando se licenciou para concorrer ao cargo de vereadora.

No Legislativo, a professora Denise luta pela categoria dos trabalhadores em educação de Rio Grande e pela garantia dos direitos das mulheres.